Fripai AlimentosFripai Alimentos

Ambiental

cd IMG_0851_small

A empresa assumiu o compromisso de desenvolver suas atividades industriais em consonância com os princípios da sustentabilidade, adotando práticas de controle ambiental efetivas, tais como:

 

TRATAMENTO DOS EFLUENTES GERADOS

A Fripai Alimentos implantou e opera uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com eficiência de remoção de contaminantes superior a 90%. Processos biológicos anaeróbios e aeróbios são empregados em seqüência no tratamento e proporcionam o lançamento dos efluentes tratados com alto nível de depuração, permitindo a manutenção dos índices de qualidade das águas do Rio Paraibuna, para a preservação dos ecossistemas aquáticos da bacia hidrográfica.

 

CONTROLE DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

A necessidade de geração de vapor para desenvolvimento das atividades na indústria impõe à empresa a geração de energia térmica. A energia térmica gerada na fornalha é 100% de origem renovável (biomassa), adquirida com certificado de origem. Parte dessa energia térmica é fornecida por um sistema de reciclagem de biomassa originada dos conteúdos do trato digestivo dos bovinos, sendo o material segregado e desidratado, antes de ser submetido à combustão na fornalha. Os gases provenientes da combustão de biomassa na fornalha da empresa são previamente tratados por um sistema via úmida, do tipo lavador hidro-ventúri (LHV) de alta eficiência, proporcionando o lançamento das emissões dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental.

 

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS

Todos os resíduos sólidos gerados são controlados desde a sua origem, em cada etapa do processamento industrial, segregados de outros tipos de resíduos e encaminhados à Central de Armazenamento Transitório de Resíduos Industriais (CATRI). Cada resíduo é armazenado em baias específicas, pesado, classificado e encaminhado para a destinação final, após a formação de lotes que proporcionem as condições mínimas para a logística do processo. Os lotes de resíduos previamente classificados são encaminhados para empresas com Licenças Ambientais específicas para recebimento desses resíduos. Os índices de reciclagem de resíduos da empresa superam a marca de 90%, ou seja, de cada 1.000 kg de resíduos gerados pelo processo industrial, 900 kg retornam ao mercado sob a forma de produtos de utilidade.

Menu Title